O hemograma é um dos procedimentos médicos mais requisitados nas clínicas, ao passo que, profissionais da saúde recomendam que todo ser humano realize esse exame pelo menos uma vez ao ano. Mas, você sabe o que é hemograma e como ele é feito?
Se a resposta for não, fique despreocupado, pois nesse artigo explicaremos o que é hemograma, para que ele serve, como funciona e muito mais.
O que é hemograma
Por vezes, pessoas ao se questionarem sobre o que é hemograma, imaginam procedimentos complexos e de difícil entendimento. Na verdade, o hemograma nada mais é do que um exame de sangue realizado no paciente, fundamental para indicar seu quadro clínico e detectar doenças como leucemia, anemia e infecções.
Assim, ao realizar exame, é feita a checagem dos seguintes componentes sanguíneos:
- Hemoglobina corpuscular média (quantidade de hemoglobina presente nas hemácias); Concentração de hemoglobina corpuscular média (concentração de hemoglobina em uma hemácia).
- Plaquetas (ajudam na coagulação do sangue);
- Glóbulos vermelhos (células que carregam oxigênio);
- Glóbulos brancos (células de combate a infecções);
- Volume corpuscular médio (volume médio de hemácias);
- Hemoglobina (proteína que carrega o oxigênio para os glóbulos vermelhos);
- Hematócritos (% de volume que os glóbulos vermelhos ocupam no sangue);
- Contagem diferencial de glóbulos brancos;
Em suma, uma vez liberados os resultados, é possível identificar a presença de complicações no paciente, bem como avaliar o funcionamento do seu organismo.
Para que serve
Conforme falamos no começo do texto, o exame de sangue – ou hemograma – é um dos procedimentos mais solicitados nos consultórios especializados. Desse modo, o exame tem como principal objetivo detectar os seguintes problemas:
- Razões de sintomas como febre, fadiga, perda de peso não-intencional e fraqueza
- Policitemia
- Doenças do sangue, como leucemia
- Anemia
Fora isso, ele também pode ser usado para verificar:
- A maneira como o corpo está reagindo a um tratamento com radiação ou medicamentoso
- Como estão os valores, se estão saudáveis ou não e se o paciente pode ser encaminhado para um procedimento cirúrgico
- A quantidade de sangue perdida em uma hemorragia
Como fazer o hemograma?
Agora que você já sabe o que é hemograma, vejamos o passo a passo de como esse exame é realizado nos laboratórios e hospitais:
- Primeiramente, o lugar onde será retirado o sangue precisa ser higienizado com álcool e algodão;
- Realizada essa parte, é colocado um garrote (elástico) logo acima do local onde será feita a punção. Isso faz com que fique mais fácil visualizar a veia;
- Após isso, uma agulha fina é introduzida na veia e o sangue é transportado para um tubo de coleta;
- Por fim, as amostras são encaminhadas para o laboratório.
Existem pré-requisitos para se fazer o hemograma?
Sim, existem. Em síntese, é solicitado que o paciente não consuma bebidas alcoólicas 72 horas antes do exame, além de evitar a prática de exercícios físicos 24 horas antes do procedimento e um jejum de 4 horas.
Contraindicações
Não existem contraindicações para realizar o exame de hemograma.
Tempo de duração
O tempo de duração desse exame é, geralmente, curto, levando de 5 a 10 minutos para ser feito.
Periodicidade do hemograma
Frequentemente, especialistas da área da saúde recomendam que o exame de sangue seja realizado pelo menos uma vez por ano, independente da faixa etária. Todavia, para casos mais específicos, o profissional pode definir uma periodicidade diferente. Lembrando que o hemograma também é utilizado em casos de emergência.
Como funciona o jejum para esse tipo de exame?
Antigamente, os médicos pediam que os pacientes fizessem um jejum de 12 horas, porém, dependendo do caso, nem sempre é necessário. Alguns profissionais da saúde, inclusive, já disseram que o jejum não é necessário para medir certos componentes, já que grande parte deles são produzidos pelo corpo e não se alteram devido à alimentação.
Recomendamos 4 horas de jejum e evite ficar mais de 14 horas sem se alimentar.
Conheça o Hologene
Antes de tudo, saiba que o Hologene foi fundado com o intuito de propor soluções eficientes em Biotecnologia e assim se tornar um laboratório referência em genética no país.
Para tanto, o laboratório se utiliza das técnicas mais avançadas do mercado, além de contar com profissionais altamente capacitados e aptos a prestarem um atendimento totalmente personalizado.
Dito isso, para conhecer o Hologene mais a fundo e saber um pouco mais sobre os seus serviços, não se esqueça de acessar o nosso site e visitar as nossas redes sociais.