AntiMulleriano: o exame que avalia a fertilidade feminina

You are currently viewing AntiMulleriano: o exame que avalia a fertilidade feminina

O exame antimulleriano não é um exame de gravidez, mas, sim, uma avaliação da estimativa da quantidade de reserva ovariana da mulher a fim de analisar a fertilidade feminina, avaliando o potencial do ovário.

O hormônio Anti-Mülleriano é um hormônio produzido pelas células do ovário, que regula o desenvolvimento e o crescimento dos folículos (estruturas que contém o óvulo no seu interior). Confira a seguir mais informações sobre o assunto.

O que é o hormônio antimulleriano?

Esse tipo de hormônio é produzido pelas células do ovário e tem a responsabilidade de regular o crescimento dos folículos, onde estarão abrigados os óvulos. Caso a dosagem apareça baixa no resultado do exame, isso pode significar que a quantidade de óvulos disponíveis não está alta.

Por outro lado, se a dosagem de hormônio apresentar um nível mais alto, as chances serão maiores, já que a quantidade de óvulos também será maior. Ou seja, quando o assunto é fertilidade feminina, um dos agentes mais importantes é o hormônio antimulleriano.

Qual é a finalidade do exame antimulleriano?

A finalidade da dosagem do hormônio antimulleriano é estimar a quantidade de óvulos, não sendo possível determinar o volume destes por nenhum exame, embora sabemos que exista uma relação linear com a idade.

Esse procedimento é o principal indicado para investigar a fertilidade feminina. Em mulheres com maior idade pode haver a baixa reserva ovariana, fator este que impacta negativamente nas chances de gravidez espontânea.

Qual a relação do hormônio antimulleriano com a infertilidade feminina?

O AMH pode indicar a quantidade de óvulos, mas não obrigatoriamente a qualidade dos mesmos. Ter o AMH baixo não quer dizer que a mulher não possa engravidar, somente indica que a quantidade de óvulos é pequena e, por conta disso, se a mulher quiser ter filhos, ela precisa procurar imediatamente auxílio médico.

Caso o médico tenha que estimular ovários em ciclos de inseminação ou fertilização in vitro, estes passarão por maior dificuldade em responder aos medicamentos e, por vezes, irão maturar em menor quantidade de óvulos do que se espera.

Qual é a taxa de hormônio ideal para engravidar?

Quando a mulher possui uma taxa de HAM inferior a 4,0 ng/Ml, podemos dizer que ela está com níveis adequados do hormônio e, consequentemente, maiores chances de engravidar.

Preparo do exame e o que esperar

Esse tipo de exame se mostra bem simples, tendo em vista que é feito via coleta sanguínea e pode ser realizado na avaliação geral da saúde da mulher, especialmente daquelas que pretendem ou que possuem o desejo de engravidar.

Não há pré-requisitos para fazer o exame, tendo em vista que o hormônio antimulleriano não é alterado durante o ciclo menstrual da mulher. Outro detalhe importante é que esse exame não faz a necessidade de jejum.

O tempo de duração do exame é bastante rápido. Em cerca de 5 a 10 minutos o sangue já está coletado.

No que diz respeito à periodicidade do exame, é importante consultar um médico especialista que irá analisar caso a caso.

Possíveis resultados do exame?

Antes de tudo, veja que o resultado deste exame deve ser interpretado pelo médico em associação com outros fatores que interferem na reserva ovariana, como a idade da mulher na época da coleta.

18 a 25 anos……:     0,96 a 13,34 ng/mL

26 a 30 anos……:     0,17 a  7,37 ng/mL

31 a 35 anos……:     0,07 a  7,35 ng/mL

36 a 40 anos……:     0,03 a  7,15 ng/mL

41 a 45 anos……: Inferior a  3,27 ng/mL

Superior a 45 anos: Inferior a  1,15 ng/mL

Dito isso, agora que você já conhece alguns detalhes importantes a respeito do exame e de como ele pode ajudar na fertilidade feminina, entre em contato com o Hologene, realize o exame e se prepare para sua gravidez.