Para preservar a saúde e se manter protegido contra variadas formas de doenças, profissionais da saúde recomendam que se faça o hemograma pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, muitas pessoas ficam receosas ao fazerem esse exame, imaginado que o
valor do hemograma completo esteja fora da sua realidade financeira.
Desse modo, nesse texto não apenas falaremos sobre o valor do hemograma completo, como também explicaremos o que ele é, para que serve e muito mais.
O que é hemograma
Antes de falarmos sobre o valor do hemograma completo, primeiro, vamos entender o que é esse procedimento.
O hemograma nada mais é do que um exame de sangue feito no paciente, onde será possível determinar seu quadro clínico e até mesmo a presença de doenças como anemia, infecções e leucemia. De modo geral, esse procedimento analisa minuciosamente os componentes sanguíneos abaixo:
- Glóbulos vermelhos (células que carregam oxigênio);
- Glóbulos brancos (células de combate a infecções);
- Hemoglobina (proteína que carrega o oxigênio para os glóbulos vermelhos);
- Hematócritos (% de volume que os glóbulos vermelhos ocupam no sangue);
- Plaquetas (ajudam na coagulação do sangue);
- Contagem diferencial de glóbulos brancos;
- Volume corpuscular médio (volume médio de hemácias);
- Hemoglobina corpuscular média (quantidade de hemoglobina presente nas hemácias). Concentração de hemoglobina corpuscular média (concentração de hemoglobina em uma hemácia).
Os resultados obtidos mostrarão (ou não) a presença de problemas no paciente e se o seu organismo está funcionando em perfeitas condições. Um ponto interessante é que não há necessidade de requisitar um “hemograma completo”. Isso porque o exame, por si só, já é completo, podendo ser solicitado apenas um hemograma.
Para que serve
Dentro dos consultórios, podemos dizer que esse é o exame de sangue mais comum. Logo, ele serve para diagnosticar os seguintes problemas:
- Causas de sintomas como fadiga, fraqueza, febre ou perda de peso não-intencional;
- Anemia;
- Policitemia;
- Infecções;
- Doenças do sangue, como leucemia.
Além disso, ele também pode ser usado para checar:
- Se o corpo está reagindo bem a um tratamento medicamentoso ou com radiação
- Se os valores estão saudáveis antes de uma cirurgia ou procedimento
- Quantidade de sangue perdida em uma hemorragia
Qual a diferença de hemograma e exame de sangue
Frequentemente, diversos pacientes, ao se questionarem sobre o valor do hemograma completo, também querem saber se existe diferença entre esse procedimento e o exame de sangue.
Em síntese, o hemograma é popularmente conhecido como “exame de sangue”, ou seja, ambos os exames são a mesma coisa e possuem as mesmas funções. Logo, ao ouvir qualquer uma dessas nomenclaturas, saiba que não existe diferença alguma entre elas.
Qual o valor do hemograma completo?
O valor do hemograma completo, ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, na verdade, é muito barato. Via de regra, os custos envolvendo esse exame ficam entre R$10 e R$ 50. Vale lembrar que esses valores podem variar de acordo com o laboratório e com a região.
Conheça o Hologene
O Hologene é um Laboratório de Análises Clínicas especializado em Genética que foi fundado com o objetivo de propor soluções em Biotecnologia e se tornar um dos maiores laboratórios especializados em genética do país.
Para isso, a empresa conta com os procedimentos mais avançados do mercado e com profissionais altamente capacitados, além de oferecer aos seus pacientes um atendimento humanizado e totalmente personalizado.
Dessa forma, para saber mais sobre o Hologene e conhecer os seus serviços, não se esqueça de acessar o nosso site e visitar as nossas redes sociais.