Como saber se estou na menopausa?

You are currently viewing Como saber se estou na menopausa?

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher precisa passar, sendo que seus primeiros sintomas costumam aparecer entre os 45 e 50 anos. Dessa forma, hoje falaremos sobre o que é a menopausa, quais são os seus principais sintomas e muito mais. Acompanhe.

O que é menopausa? 

A menopausa é caracterizada pelo encerramento da vida fértil da mulher, o qual ocorre logo após o fim definitivo do seu ciclo menstrual. Nesse sentido, a menopausa pode ser confirmada depois de 12 meses sem que haja a incidência de uma nova menstruação, sinais de hipoestrogenismo e níveis séricos elevados de hormônio folículo-estimulante.

Entretanto, muito embora os sintomas da menopausa começam a aparecer depois dos 40, algumas mulheres podem vir a experimentar o que chamamos de menopausa precoce. Existem diversos fatores que podem levar a esse acontecimento, como por exemplo o uso de medicamentos para acne, cirurgia nos ovários, procedimentos quimioterápicos, etc.

Qual a diferença entre menopausa e climatério?

Conforme dito anteriormente, todas as mulheres passarão pela menopausa, entretanto, é preciso esclarecer que essa fase representa a última menstruação da mulher, a qual se estabelece logo após o término absoluto dos períodos menstruais. 

Isso quer dizer que, antes desse estágio, o que acontece é um fenômeno denominado climatério, responsável por separar a parte reprodutiva da não reprodutiva da mulher. Desse modo, a transição do período produtivo para o não reprodutivo – se estendendo até a última menstruação – é feita pelo climatério. Nesse ínterim, o corpo da mulher começa a passar por alterações, o que indica a chegada da menopausa.

Quais os sintomas da menopausa? 

Menstruação irregular

A menstruação irregular é o principal indicador da chegada da menopausa. Desse modo, pode acontecer de no mesmo mês descer mais de uma vez, ou de ficar um, ou mais meses sem descer. 

Basicamente, isso acontece em razão da baixa hormonal natural nesse período, fazendo com que o útero não consiga se preparar para uma possível gravidez – interferindo diretamente na menstruação.

Todavia, é importante lembrar que esse sintoma pode não servir de parâmetro para todas as mulheres, vez que algumas apresentam um ciclo regular até a menopausa.

Sensação de calor

Por vezes, mulheres relatam ondas de calor repentinas, surgindo principalmente na parte superior do tronco, atingindo o pescoço e o rosto. Além disso, suor excessivo e pele avermelhada acompanham esse sintoma. Geralmente, essas sensações duram no máximo 5 minutos e podem ser recorrentes.

Oscilações de humor 

Como o sistema nervoso central fica sob a responsabilidade de hormônios como estrogênio/estrógeno e a progesterona, em baixa no período da menopausa, é comum que as mulheres experimentem mudanças repentinas de humor. Assim, outros sintomas como irritabilidade, melancolia, ansiedade e choro também são normais.

Mudanças urogenitais 

Nesse período, diversas mudanças urogenitais podem ocorrer na mulher, incluindo a dificuldade para esvaziar a bexiga, incontinência urinária e infecções que frequentemente atingem a bexiga e a uretra. Fora isso, há relatos de diminuição da libido, ressecamento vaginal e dores durante o ato sexual.

Alterações do sono 

Se a mulher perceber que seu sono já não é o mesmo, é importante que ela procure cuidar do problema, já que a insônia pode se tornar crônica.

Pele seca 

Sintomas relacionados à pele seca, fina, flácida e com pouco brilho estão ligados à menopausa. Isto ocorre porque o estrógeno é o principal responsável por manter a pele firme e hidratada através da produção adequada de colágeno. Além disso, a queda de cabelo também pode acontecer com a chegada da menopausa.

Qual o tratamento?

De antemão, uma das formas de amenizar os sintomas da menopausa é recorrer à terapia de reposição hormonal. Porém, esse procedimento só pode ser feito seguindo a orientação de um médico, logo após ele avaliar os exames hormonais, o momento da vida do paciente, alterações de comportamento, etc.

Por fim, aderir a um rotina de vida mais saudável com caminhadas regulares, alimentação balanceada, evitar consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas pode ajudar bastante no tratamento. 

Seu check-up está em dia? Aproveite para fazer seus exames e conferir os hormônios. 

E então, esse artigo foi útil para você? Lembre-se de acessar o nosso blog para conferir mais conteúdos informativos como esse.