Checkup Médico: confira os principais exames solicitados

You are currently viewing Checkup Médico: confira os principais exames solicitados

Realizar exames de prevenção, anualmente, é de extrema importância para diagnosticar precocemente possíveis doenças. Saiba quais exames fazem parte do check up médico e quando fazê-los.

O QUE É E PARA QUE SERVE O CHECK UP MÉDICO?

O check up médico consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo, podendo diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce. 

COM QUAL FREQUÊNCIA FAZER OS EXAMES DE ROTINA?

Normalmente o check up deve ser realizado uma vez por ano. Em indivíduos com algumas patologias específicas este tempo pode ser menor.

LISTA DE EXAMES MAIS SOLICITADOS NO CHECK UP

Saiba um pouco mais sobre os exames solicitados no check up:

HEMOGRAMA

O exame analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas (coagulação sanguínea).

Glicemia em jejum

O exame de glicemia faz parte do checkup médico e deve ser feito em jejum. Ele serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente podendo identificar casos de diabetes e pré diabetes, além de ser importante para o controle das pessoas que já possuem esses diagnósticos.

Exame de glicose

Exame de glicose também é outro que compõe o checkup médico. Sua função é avaliar os níveis de glicose (açúcar) no sangue na hora do teste.

Hemoglobina glicada

Este exame do checkup médico serve para avaliar os níveis glicêmicos dos últimos 3 meses e analisar o controle do diabetes. Ambos os exames para diagnosticar o diabetes ou o pré-diabetes.

Colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos

O exame mede os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame).

Ureia e creatina

Avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo se assintomático.

TGO (AST) E TGP (ALT)

O exame quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém não são específicas para o diagnóstico destas doenças.

TSH E T4 Livre

Avalia o funcionamento da glândula tireoide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo no checkup médico.

Ácido úrico

Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens de ácido úrico são frequentemente associadas a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Exames de urina

Outro exame que compõe o checkup médico é o de urina, que serve para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Além disso são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.