Nos últimos anos, pesquisas na área da nutrição descobriram que os genes e dietas estão mais interligados do que se imaginava. A descoberta abriu caminhos para os pesquisadores começarem a entender porque as pessoas, mesmo com uma dieta e estilo de vida semelhantes, apresentam diferentes aspectos de saúde. O segredo pode estar no DNA de cada indivíduo.
A nutrigenética, por exemplo, é uma ciência que estuda o efeito dos genes sobre a sua dieta. Ela é uma grande aliada para fornecer alternativas personalizadas no tratamento de doenças relacionadas à prescrição de dietas alimentares.
O que é o painel nutrigenético
O painel nutrigenético é um conjunto de análises de genes relacionados ao metabolismo de vitaminas, minerais, carboidratos e gorduras, além de exercícios, vícios e comportamentos alimentares. Como a genética de cada indivíduo é única, o painel se torna um manual de instruções para u ma vida mais saudável e personalizada para cada pessoa.
Ao fazer o painel nutrigenético, você pode descobrir, por exemplo, quais são suas maiores carências nutricionais a partir do seu DNA.
Como é feito o painel nutrigenético?
O painel nutrigenético pode ser feito através da coleta de sangue ou de saliva e nele é possível detectar variações genéticas relacionadas a diferentes condições associadas à alimentação e comportamento alimentar, tais como:
- Genes associados à obesidade;
- Regulação do metabolismo lipídico;
- Risco do desenvolvimento de Diabetes Melitos 2;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Metabolismo de vitaminas (B9, D);
- Intolerâncias alimentares (Lactose, Cafeína);
- Modulação da resposta inflamatória e estresse oxidativo e desintoxicação;
- Intolerância ao glúten;
- Doença celíaca.
Depois de saber a importância deste exame, converse com seu médico e agende seu exame pelo nosso Whatsapp.